10 Curiosidades sobre o surf







10 fatos sobre os surf

Conhecer o surf e saber surfar são coisas completamente diferentes. Em qualquer esporte, há sempre um caso curioso que nem sempre a gente sabe ou conhece. Poucos sabem de verdade histórias do surf. Confira então dez curiosidades que provavelmente você não sabia (ou já).
1 – Um dos primeiros registros e contatos com o surf aconteceu quando o navegador inglês James Cook chegou ao Hawaii. O navegador registrou ter visto pessoas praticando um esporte bastante relaxante e que era praticado sobre pranchas de madeira. Alguns dizem que o esporte havia sido trazido por um rei Indonésio chamado Tahito que tinha chegado ao Havaí bem antes de Cook e apresentou aos nativos seu esporte preferido, o surf.
Representação de como era o surf na época.
Representação de como era o surf na época.
2 – O surf foi considerado por muito tempo um esporte da realeza, ou o “esporte dos Deuses”, Por isso, na Polinésia, apenas os reis podiam praticar o esporte de pé em uma prancha. Os súditos deviam permanecer deitados.
O rei podia ficar de pé sobre a prancha enquanto os súditos só podiam surfar deitados.
O rei podia ficar de pé sobre a prancha enquanto os súditos só podiam surfar deitados ou sentados.
3 – Porém, quando os colonos chegaram para colonizar o Hawaii, o esporte foi esquecido por um tempo, uma vez que os recém chegados não aprovavam nem consideravam o surf um esporte.
Proibido surfar!
Proibido surfar!
4 – Por causa disso e de alguns outros fatores, o surf permaneceu desconhecido (o Hawaii também não tinha muita visibilidade) até o final do século XIX. Tudo mudou quando surgiu Duke Paoa Kahanamoku (confira a matéria sobre ele feita aqui no site) e apresentou ao mundo o Hawaii quando foi participar das Olimpíadas de 1912 e ganhou um medalha de ouro. Isso atraiu atenção para o pequeno arquipélago americano. Duke sempre aproveitava suas entrevistas para disseminar seu esporte favorito, o surf.
Estátua de Duke Kahanamoku na praia de Waikiki, Honolulu.
Estátua de Duke Kahanamoku na praia de Waikiki, Honolulu.
5 – Em 1915, foi a vez do grande Duke ensinar aos australianos como surfar. Foi lá também que, graças a ele, surgiu a primeira mulher surfista, Isabel Letham (confira a matéria sobre Isabel aqui no Cena), que aprendeu com o Havaian tudo que esse lindo esporte tem a oferecer.
Isabel e Duke.
Isabel e Duke.
6 – Você conhece a história do “Hang Loose”? Aquele sinal com a mão tradicional e bastante conhecido dos surfistas. Então, tudo começou com um antigo rei Havaiano que costumava acenar enquanto surfava para o público que o assistia da praia, porém o rei só possuía o dedo mindinho e o polegar. Já a expressão “Hang Loose” surgiu na década de 1950 e significa “ficar tranquilo, sossegado“.
Simbolo ficou conhecido graças ao rei que não possuía os três dedos do meio.
Simbolo ficou conhecido graças ao rei que não possuía os três dedos do meio.
7 – E o atleta que mais ganhou dinheiro com o surf? Ninguém menos que o 11 vezes campeão do mundo, Kelly Slater. Em 98, o americano faturou apenas 702 mil dólares apenas com prêmios, ou seja, sem contar patrocínio e publicidade. Tá bom ou quer mais?
Kelly faturando mais um prêmio.
Kelly faturando mais um prêmio.
8 – O esporte demorou a surgir no Brasil, foi trazido pelos americanos que vinha explorar nossos picos. A primeira prancha brasileira foi feita em 1938.
Primeira prancha brasileira feita.
Primeira prancha brasileira feita.
9 – Você provavelmente já viu pessoas surfando de tow in, especialmente em mares grandes. O tow in mais conhecido é aquele que um jet ski puxa o surfista em sua prancha e o “joga” na onda, sem que o surfista precise remar. Mas o que você provavelmente não sabe, é que existe um estilo de tow in no qual o surfista é puxado por um helicóptero (!!!). Isso mesmo, por um helicóptero. Porém, o estilo não é muito usado por ser caro demais e não vale muito o preço, mas com certeza deve ser uma adrenalina muito louca, não?
Laird Hamilton fazendo tow in de helicóptero. Foto: Dan Merkel © Copyright 2014 / Surfline.com
Laird Hamilton fazendo tow in de helicóptero. Foto: Dan Merkel © Copyright 2014 / Surfline.com
10 – A maior prancha do mundo tinha nada mais nada menos que 43 pessoas em cima surfando. O recorde mundial aconteceu em 2005, todos estavam em cima da maior prancha do mundo, que media 12 metros de comprimento, 3 metros de largura e 30 centímetros de espessura. O recorde aconteceu em Queensland, Austrália.